Resenha #6: A Revolução dos Bichos - George Orwell
FONTE: Revista Galileu |
Além de ter lido Canibais no mês de janeiro, também criei vergonha na cara para começar A Revolução dos Bichos, do George Orwell, livro que todo mundo sempre me falou mas nunca tirei tempo para ler. Andando pela biblioteca da minha universidade, acabei me deparando com ele e peguei para fazer a leitura durante a semana que passei na praia. Já falei pra vocês que consigo ler muito mais quando não estou em casa, né? Pois é.
Título: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Páginas: 152
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1945
Gênero: Sátira, Sátira política
SINOPSE: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.
RESENHA: Iniciei a leitura numa sexta à noite e terminei no domingo seguinte, se não me engano. Não sei ao certo o que eu esperava da história, mas sabia que se tratava de uma forte crítica política aos regimes totalitários, tiranismo e opressão. Só não sabia que ela seria jogada tão na cara quanto foi. E achei isso simplesmente incrível.
Confesso pra vocês que não sei o motivo para não ter feito a resenha aqui antes. Acho que foi puro esquecimento e desleixo meu, porque de fato, esse livro é daqueles que não tem época. Ele sempre vai trazer uma mensagem muito importante para quem o ler, e se ele não conseguir fazer você abrir os olhos pelo menos um pouquinho, volte ao começo porque a leitura foi feita errada.
A história começa narrando a insatisfação dos animais que vivem na granja do Sr. Jones, devido à falta de alimento e trabalho excessivo. Eles decidem, então, liderados por uma dupla de porcos, iniciar uma revolução baseada nos princípios do animalismo - um regime igualitário onde todos se ajudam e vivem em boas condições. Porém, a partir do momento que a Granja do Solar se torna então a Granja dos Bichos, é que podemos entender o quão genial foi George Orwell.
A leitura foi fácil e tranquila, tanto que li o livro muito rapidamente e tudo ficou muito claro pra mim no final da história. E que final, meus amigos! Que final! O exemplar do livro que li era bem velhinho e estava bastante desgastado, mas isso não complicou minha leitura em momento algum. Certamente, continuarei a procurar mais obras do autor, porque não me arrependi nem um pouquinho de escolher esse como meu primeiro livro do ano.
QUOTES (pode conter spoiler):
“Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta. Nascemos,recebemos o mínimo de alimento necessário para continuar respirando e os que podem trabalhar são forçados a fazê-lo até a última parcela de suas forças.”
“Eu não desejo tirar a vida de quem quer que seja, nem mesmo de um ser humano.”
“Não está, pois, claro como água, camaradas, que todos os males da nossa existência têm origem na tirania dos seres humanos?”
“Não penseis, camaradas, que a liderança seja um prazer. Pelo contrário, é uma enorme e pesada responsabilidade.”
“Doze vozes gritavam, cheias de ódio, e eram todas iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”
ONDE COMPRAR: Se vocês são como eu e têm a mania de querer ter seus livros favoritos mesmo depois de já tê-los lido, saibam que vocês podem encontrá-los aqui e aqui, e podem conseguir um desconto ainda maior usando os cupons (Saraiva neste link e Amazon clicando aqui) da Cupom Válido que conseguirei providenciar pra vocês a partir de hoje. ❤
E aí? Já leram algo do George Orwell?
40 Comentários
“Doze vozes gritavam, cheias de ódio, e eram todas iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”
ResponderExcluirQue final foi esse né?!!! Quando li essa parte meu cérebro explodiu. Sério esse livro é mesmo sensacional!
Amei a sua resenha, amei também as frases que você escolheu para apresentar. Uma frase em específico me deu MUITA RAIVA na hora que li no livro: “Não penseis, camaradas, que a liderança seja um prazer. Pelo contrário, é uma enorme e pesada responsabilidade.” enquanto isso os porcos viviam numa boa e ainda soltam uma dessas para os outros pobres animais. Me lembrou até os nossos políticos, dizendo que precisamos fazer mudanças por causa da crise, mas é claro, eles não serão afetados mesmo, é fácil falar.
Esse livro é um tapa na cara da sociedade mesmo, leitura obrigatória!
Parabéns pela resenha. Beijinhos <3
SIIIIIM! Meu cérebro também explodiu e eu realmente fiquei braba com os porquinhos! Poxa!
ExcluirOi, Carol. Apesar de ver muitas resenhas positivas sobre a obra e o autor ser considerado um ídolo da literatura, esse tipo de leitura não me chama atenção, talvez porque saia da zona de conforto dos gêneros que eu goste. Mas eu gostei de saber que gostou e dessa crítica que o autor faz, ainda mais usando os animais como um meio para isso, sensacional.
ResponderExcluirBeijos
http://www.suddenlythings.com
Aaah, que pena! Hahaha fico feliz em saber disso! :)
ExcluirEsse livro é bem conhecido quero muito ler.
ResponderExcluirbig beijos
É sim! Espero que goste quando ler!
Excluiradorei o post ...obrigada pela sua visita bjsss
ResponderExcluirhttp://cantaalegremente.blogspot.com.br/
Uhuu! <3
ExcluirEu li esse livro faz uns booons anos, e lembrei que gostei mesmo sem ter entendido muito. Achei a leitura meio arrastada, mas não estou acostumada com esse tipo de livro mais "cabeça". Quero muito reler com outros olhos x)
ResponderExcluirBeijinhos
tipnconfessions.blogspot.com
Hahaha espero que consiga em breve! É bem cabeça mas bem tranquilo pra ler!
ExcluirOi Carolina,
ResponderExcluirMeu deus, como eu nunca ouvi falar nesse livro antes? Gente, parece ser maravilhoso! Eu não sou fortemente interessada em política mas por algum motivo me chamou muito a atenção. Estou procurando agora mesmo para ler em PDF e já adicionei à lista no Skoob, espero conseguir ler até o fim de fevereiro para ter uma opinião formada sobre o livro! E não, nunca li nada do George Orwell, mas já vou aproveitar e procurar um pouco mais sobre a bibliografia dele!
Beijo o/
https://coffeewithbreadd.blogspot.com.br/
Entendo muuuito! Espero que goste!
ExcluirOi Carolina, amei sua resenha. Amo tudo que envolve animais, mesmo fugindo dos meus gêneros favoritos. Já anotei a dica! ❤
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Hahaha oba!
ExcluirHmm... parece interessante mesmo hein? já ouvi falar bastante desse livro e tenho um amigo que vive me recomendando ele, então foi muito bom conhecer um pouquinho mais sobre ele! já coloquei na minha lista de leitura, que ta imensa haha. Adorei a resenha ;D Lindo blog <3
ResponderExcluirBeijos https://strangerboy01.blogspot.com.br/
Muito obrigadaaa!
ExcluirOii Carol, tudo bem? tenho curiosidade em ler esse livro, eu já li o 1964 do autor e gostei bastante.
ResponderExcluir-Beijos,Carol!
http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/
Oi! Tudo bem sim, e com você? Tenho muita curiosidade com 1984! <3
ExcluirOi Carol! Nunca li nada do autor, mas se for conhecer o trabalho dele já tenho sua dica anotada. Que legal ter sido uma leitura tão proveitosa. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Foi sim! Fico feliz! :D
ExcluirEsse livro é maravilhoso mesmo <3 Fico feliz que tenha gostado =)
ResponderExcluirQuem sabe com as resenhas possamos incentivar ainda mais a leitura deste livro!
Beijão
É simmm! <3 Espero que consigamos!
ExcluirEsse livro está na minha lista há algum tempo, mas ainda não consegui ler.
ResponderExcluirSó vi resenhas positivas sobre ele! ^^
Beijo!
Cores do Vício
Ahh, que pena!
ExcluirSempre ouvi falar nesse livro, mas até ler essa sua resenha não sabia muito bem do que se tratava o livro.
ResponderExcluirGostei e parece ser um 'tapa na cara' né não? Haha
Fiquei curiosa pra ler, porém morro de preguiça de ler :/
https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Haha foi sim! Que pena!
ExcluirOi, Carol!
ResponderExcluirVejo muitas pessoas falando desse livro, mas não me vi interessada nele ainda.
Minha mãe sempre criticou muito, pois não foi do gosto dela e isso acabou ficando na minha cabeça como "o livro chato". Quem sabe um dia ele me surpreenda, né?
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Poxa, que pena! Quem sabe um dia, né?
ExcluirOie Carol =)
ResponderExcluirÉ uma vergonha da minha parte ainda não ter lido esse livro. Sério! Preciso reverter isso o quanto antes, pois me sinto um ET por não conhecer a história.
Sempre achei a premissa interessante, mas nunca surgiu aquela oportunidade de conhecer a história.
Ótima resenha!
Beijos ;***
Ane Reis | Blog My Dear Library
Hahaha tomara que surja logo! Beijo!
ExcluirNunca li nada desse autor, mas tenho curiosidade, esse livro já é quase um clássico! =)
ResponderExcluirMRS. MARGOT
Siiim!
ExcluirOi Carol, tudo bem? Eu adoro o autor, 1984 é um dos meus livro favoritos da vida e A revolução dos bichos tb é um dos meus prediletos! A foma como a critica é feita é genial!!
ResponderExcluirBJs, Mi
O que tem na nossa estante
Nunca li esse outro, mas quero!
ExcluirNunca li nada desse autor, mas uma vez peguei um ônibus em que tinha um cara lendo exatamente esse livro. Fiquei curiosa pra saber sobre o que era. Achei interessante o fato de ser uma fábula.
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Haha é sim! E isso é muito legal!
ExcluirOlá Caroline, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro está na minha lista de desejados, não li nada do autor ainda mas quero muito ler, pois só leio comentários positivos....bjs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Tudo sim, e com você? Espero que consiga ler em breve! :D
ExcluirBeijo!
Que maneiro ver essa resenha por aqui '0'. Eu já li esse livro e gostei também! A resenha está ótima!
ResponderExcluirSnack Cheese ♥ Viva o leite ~🍪v i s i t e - n o s🍪
Adoro esse livro dele, li-o em meia hora xD E o 1984 é um dos meus livros preferidos de sempre. Recomendo-o :)
ResponderExcluirOlá! Seja bem-vindo e sinta-se em casa. Ficarei imensamente feliz em ler sua opinião sobre essa postagem. Logo, logo, farei uma visitinha em seu blog para retribuir. ♥