Quero criar um blog #1: Como começar?

by - março 19, 2018


ALERTA: ESSA POSTAGEM É LONGA! E contém muitos gifs.
Resultado de imagem para blog
Imagem: Link
Nessas duas semanas que estive um pouco afastada, recebi duas mensagens perguntando sobre como fazer para criar um blog. Como começar, qual plataforma usar, "tenho medo de o pessoal não gostar". Eu, que andava um pouco sem criatividade, resolvi aderir o tema e falar um pouco sobre isso por aqui. Até porque me disseram que achavam o Controvérsias incrível, e se algo assim não me deixasse super empolgada, não seria eu. ❤ 

Também acabei percebendo que tem um pessoal que, mesmo não comentando aqui, acompanha e realmente lê o que eu escrevo. Isso me trouxe uma sensação maravilhosa. E para essas pessoas que se interessam em criar um blog, pretendo trazer uma série de postagens com dicas sobre como dar esse ponta-pé inicial. Vou atualizar esse post com os links assim que estiver tudo pronto, mas vocês também podem encontrar todos clicando na categorial "tutorial" na sidebar. 

O MOTIVO:

❥ Por que criar um blog?

Resultado de imagem para gif greys anatomyVocê sempre gostou de escrever? Sente vontade de conversar com outras pessoas a respeito daquilo pelo que você se interessa? Trocar conhecimentos, debater opiniões e conhecer pessoas novas? É, acho que tá na hora de criar um blog. 

Não que exista um tipo certo de pessoa a se denominar "blogueiro". Nós viemos em todas as formas e cores com um objetivo em comum: nos expressarmos. Não me lembro exatamente do que tinha em mente quando decidi criar meu primeiro blog, em 2011. Ele se chamava My World e eu simplesmente adorava escrever nele sobre mitologia, livros, filmes e qualquer outra coisa que achasse interessante. Eu tinha entre 10/11 anos e achava simplesmente o máximo ter um lugar onde poderia falar sobre o que eu quisesse. Naquela época eu não fazia a mínima ideia sobre como conseguir comentários, mas nem ligava pra isso. O que me trouxe foi a paixão pela escrita e a necessidade de um lugar para falar sobre isso. 

Se você se identificou pelo menos um pouquinho, acho interessante levar essa pauta em consideração. Escrever é um dos pontos principais, mas não se limite somente a isso! Você pode publicar o que quiser. É divertido porque é nosso e podemos encontrar pessoas com os mesmos interesses. Inclusive, conheci três das minhas melhores amigas por causa dos blogs em 2013 e mantenho contato até hoje!

Resultado de imagem para gifs the big bang theoryÉ claro que ter um blog também é uma responsabilidade. Não adianta nada termos um cantinho maravilhoso na internet se não soubermos usá-lo da maneira correta. Postagens críticas? Muito bem-vindas. Mas é preciso sempre ter em mente a palavra "cautela". Você nunca sabe quem está lendo e o impacto que você pode causar em outra pessoa. 

Quer palavras-chave? Liberdade de expressão - amor pela escrita - vontade de compartilhar o que você pensa.

AS DÚVIDAS:

Resultado de imagem para sabrina cat gif❥ Como faço para conseguir público?

Eu sempre acreditei ingenuamente que o público viria até mim, e só depois de um tempo foi que descobri que há uma espécia de pacto entre blogueiras. É basicamente o mandamento número um da blogosferaLeia e comente em minhas postagens que lerei e comentarei nas tuas. 

Sério, funciona muito! Não adianta simplesmente chegar e dizer "ei, amei a postagem, dá uma passadinha no meu blog". Isso é chato. A gente passa um tempão escrevendo e preparando algo que julgamos ser interessante e é um tanto quanto frustrante quando lemos isso.

Brincadeiras à parte, além do pacto entre blogueiras, é bacana se você tentar compartilhar seus posts no facebook e no instagram, ou se não sentir segurança pra isso, pelo menos com alguém que você saiba que vai gostar. Se quiser se manter apenas por aqui, recomendo que leia os comentários de alguma postagem aqui do blog (ou de algum outro que você conheça e goste) e vá acessando os blogs que encontrar por lá. Ah, e não esqueça de deixar sempre o link do seu para que seja possível de retribuir o comentário! Inclusive, se você aderir as dicas, adoraria visitá-lo,  hehe! Deixa o link aí!   

❥ Mas e se não gostarem do que eu escrevo e publico?

Tente não se prender a isso. Sério. Coloque o botãozinho do "me importo com o que os outros pensam sobre mim" no "off" e simplesmente comece a trabalhar naquilo que você mais gosta. Escreva sobre o que você quiser. Sempre lembrando da cautela (direitos humanos, galera - é disso que eu tô falando). 

❥ E que plataforma eu devo usar?

Eu uso o blogger, mas já vi muita gente falando sobre o wordpress ser mais fácil de gerenciar. Até ando pensando em migrar pra lá, mas quero conhecer melhor primeiro. E sei que existem diversos sites por aí que podem hospedar o seu blog. Que tal começar criando sua conta na plataforma que preferir? É só clicar nos nomes delas ali em cima pra saber um pouco mais sobre cada uma. Já vale até começar a preparar postagens!

*Uma lembrança: pra ter um domínio tipo ".com" ou ".com.br", você geralmente precisa pagar. Mas é super baratinho, sempre rola uma promoção por aí. Paguei menos de R$10,00 por um ano na GoDaddy

Resultado de imagem para gif how i met your motherDICAS BACANAS:

❥ Use um nome criativo: Abuse da sua criatividade para deixar sua "casa cibernética" bem com a sua cara. Antes do Controvérsias, já tive blogs chamados My World, Part of Me e Compulsiva. Achei que Controvérsias combinava mais com o estilo atual e mantive a ideia que tive em 2013. Vale tudo!

❥ Lembre sempre de dar os créditos das imagens ao site de onde você as retirou. Sério. Até se você tirar do Google. E se for usar somente imagens suas, aconselho a observar em algum lugar que elas são de sua autoria. 

❥ Defina um tema. Ou não! A internet é um mundinho mágico cheio de oportunidades e assuntos inesgotáveis. A gente só fica um pouco sem criatividade de vez em quando, e isso é completamente normal.

❥ Comece a blogar! Por que não tentar começar? Ansiosíssima pra ver as postagens novas de vocês por aí. Fico no aguardo. ❤

Resultado de imagem para gif cat sabrina
Na próxima postagem, tentarei abordar um passo a passo para a aplicação de um template personalizado. Se liga que quarta-feira tem mais!
Essa postagem ajudou? E o que vocês, galera da blogosfera, diriam pra quem está pensando em criar um blog?

ALGUMA DÚVIDA QUE NÃO ESTÁ AQUI? Comente!

You May Also Like

39 Comentários

  1. Que post maravilhoso! As dicas que deu são ótimas!
    Concordo, é muito chato quando a pessoa comenta qualquer coisa na postagem só para se divulgar, né?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Amei suas dicas, acho que tomar a decisão de criar um site é fácil, mas saber lidar e realmente trabalhar com ele é bem difícil. No começo fiquei muito confusa! Suas dicas irão ajudar muito quem tem esse sonho!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Hey, Carol!
    Gostei muito do post de hoje, acho essa série de postagens para ajudar novos blogueiros super válida! ❤️ Você definiu muito bem as nossas motivações: amor pela escrita e por compartilhar nossas ideias! Respeitando os direitos humanos sempre, né gentche hehehe Gostei também do alerta ao cuidado com o que escrevemos, para não acabarmos magoando alguém, ter isso em mente é muito importante!
    Quanto ao WordPress: fui parar lá ao criar uma conta e ficar brincando com as ferramentas, só para descobrir como funciona, sabe? Recomendo que você faça isso para tirar as dúvidas também!
    Beijos, seu blog tá lindo!

    Taís - http://dorecura.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Taís! Fiquei muito feliz com o comentário! <3 Acho que vou fazer isso também.

      Excluir
  4. Ótimas dicas! Ter um blog é como um diário mesmo. É onde a gente escreve o que quiser, afim de libertar as palavras dentro da gente, fazendo elas voarem, para que outras ideias possam vir em nossas mentes, e assim vai indo..
    Eu tenho amigas que não sabem bem como é ter um blog. Se elas tiverem muitas dúvidas, enviarei seu post para ajudá-las.
    Eu amei seu cantinho ♡
    https://noitecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uall que incrível a postagem! Amei... São varios fatores que implicam na criação de um blog, seu post ficou bem completo. Parabens.

    Beijos '♥
    Como trabalhar com personalizados para festas ◕‿◕

    ResponderExcluir
  6. Pelos gifs nas imagens posso dizer que você assiste Grey's Anatomy? Estou na 12 temporada (vou iniciar) estou com tanta preguiça que nem assisto mais tão frequentemente. A postagem sem dúvidas vai ajudar pessoas nessa nova área,digo que o princípio de tudo é querer escrever sobre você e do que você gosta...
    Se torna um diário,um algo seu mas aberto ao público. A blogsfera passada ainda era viva,hoje em dia estão querendo muito troca-troca né? Seria tão bom sem rixa nenhuma! Mas enfim,creio que a postagem está completa e creio que vai ajudar bastante gente ♡

    uma figueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas! Assisto simmm! Estou assistindo a 14ª, haha! Isso! Hoje está bem nessa base, mesmo, infelizmente. :/

      Excluir
  7. Oi Carol, eu acho o Wordpress com mais ferramentas, mas não consigo me desapegar do blogger e tb não queria perder minhas views rs E o nome pra mim sempre foi a coisa mais difícil devido a minha falta de criatividade rsrsrs

    Adorei as dicas

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vou ter que fuçar no wordpress pra descobrir, haha! Simmm! Meu medo também é perder essas views e comentários... E seguidores, né? Pra mim também foi difícil.

      Excluir
  8. Aiai, como eu queria que tivesse essas dicas quando eu comecei a blogar. Já tive três blogs na vida e meio que aprendi apanhando e me ferrando mesmo hahahaha.
    Amei a postagem, suas dicas são excelentes!
    Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha somos duas, Nanda! Apanhamos bastante antes de entender como funciona. Obrigada! <3

      Excluir
  9. to empolgada pra criar algo novo, me ajudou muito a achar meu norte, post lindo, amei <3

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carol! Tudo bem? Faz tanto tempo que não comento aqui; já estava ficando com saudades de ver esse layout e ler sua escrita,

    Mas adorei as dicas. Comecei a blogar no mesmo ano que você, inclusive! Acho que na época foi bom eu não ter acesso a esse tipo de conteúdo com sugestões e etc, porque lembro que naquele momento a maior graça de ter um blog era colocar qualquer layout e escrever o que eu quisesse. Mas essa postagem teria me ajudado DEMAIS quando comecei a levar a blogosfera mais a sério (só de lembrar das vergonhas que já passei...). Principalmente o pacto entre blogueiras, que apesar de ser um termo engraçado, nós sabemos que realmente existe KJKDJSKDJS Descobri ele só lá por 2013 e lembro que meus comentários e visualizações começaram a se multiplicar muito rápido.

    Acho que o que eu diria para quem quer começar por aqui é: só vem, manx. Tente ler postagens como essa para se guiar, mas não se torne um blogueiro moldado; se tem algo que gostamos e abraçamos totalmente por aqui, é ver a originalidade e a maneira única como cada um constrói e mantêm seu cantinho. O que mais tem nessa comunidade é união, diversidade e amor pela escrita ♥

    bouleverser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, esse comentário gigante e maravilhoso <3 Exatamente! Comigo aconteceu mais ou menos da mesma forma, hahah! Acrescentei a dica do "Não se moldar" na postagem II da série. <3

      Excluir
  11. Amei o post, criar um blog parece fácil só que manter uma rotina é a coisa mais difícil. Acho que o problema maior é na escolha de nome (já mudei o nome do meu umas 4 vezes e ainda quero mudar haha), só que quando gosta de fazer mesmo tudo fica melhor
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Hahaha já mudei bastante o dos meus blogs também, mas acho que vou manter Controvérsias por enquanto.

      Beijo!

      Excluir
  12. Oi, Carol.
    Eu amei esse tipo de post! Acho que ajuda muito para quem quer começar o blog, e eu começaria se não tivesse só pela suas dicas! Eu também demorei pra entender a questão dos comentários, mas aí deu certo e hoje tenho várias amigas na blogosfera. Também concordo que gostar de escrever é essencial, senão não adianta muito ter um blog, certo? Não curti o wordpress quando usei, achei mais difícil apesar de ter mais opções. O blogger é mais intuitivo e fácil de utilizar.
    Traga mais posts assim!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mika! Tudo bem? Fico feliz demais que tenha gostado! Vou dar uma olhadinha no wordpress pra ver se entendo alguma coisa, haha! Vou tentar trazer mais conteúdo do tipo.

      Excluir
  13. Oi, Carol!
    Acho que o nome é a parte mais difícil, né?
    Já vi vários blogs que mudaram de nome algumas vezes até se encontrarem. Comigo foi assim também, mas eu decidi antes de começar a divulgação do blog.
    Eu uso o Blogger e não sei se conseguiria mudar para o Wordpress. Até tentei uma vez, fiz uma conta e tentei conhecer, mas não dava. Eu achei melhor continuar com o que eu já estava acostumada e agora quero comprar o domínio... Em breve haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idem, Mari! Também não sei se consigo mudar, hahaha! Adoro o blogger!

      Beijo!

      Excluir
  14. Oi Carol! Eu gosto do blogger, não me adaptei ao WordPress. As dicas estão ótimas, quando comecei adoraria ter achado um post assim. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. É sempre bom, nós que já temos um blog, lermos esse tipo de post kkkkk pela nostalgia e pra relembrar do básico, do por quê fazemos isso.
    Bateu uma saudade de quando comecei anos atrás aaa

    Beijos,
    ahamare.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Amei suas dicas :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acho estas dicas muito boas para quem está a começar, a verdade é que o melhor é experimentar mesmo e depois logo se vê se gosta ou não :) O resto vai-se aprendendo e já existe tanta gente a ensinar imensas coisas na internet que depois basta procurar :)

    Yellow Rain

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas. E com certeza existe esse pacto mesmo dos comentários.. mas acho que é natural.. é marketing.. As pessoas tem que saber que dá trabalho, tem que comentar divulgar e é claro criar as postagens.. são responsabilidades como você falou.. as vezes as pessoas acham que é fácil.. mas não é nem assim. Ótimas dicas :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie Carol =)

    Ótimas dicas! No dia a dia trabalho com o Wordpress e no quesito ferramentas e funcionalidades, ele realmente é melhor que o Blogger. Porém eu gosto do blogger pela facilidade de usar praticamente todos os recursos do Google (servidor e hospedagem), por um preço melhor.

    Sobre o "pacto", confesso que normalmente eu tenho o habito de visitar e comentar dos blogs que visitam e comentam no MDL. Mas é mais por questão de tempo. Porém tenho a listinha de blogs que eu gosto também.

    Beijos ;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library  

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, legal saber disso! Hahaha eu também, Ane! Isso é verdade!

      Excluir
  20. Olá, boa noite Caroline! Eu faço parte do grupo de leitores que não comentam (muito), só que raramente eu sei como expressar o que acabei de ler e odiaria escrever um comentário que fosse nada a ver com o post, o que geralmente acontece pois começo a comentar sobre algo, quando vejo já estou num assunto aleatório sobre outra coisa nada a ver (acontece também quando estou escrevendo meus posts, só que lá seguro mais a "onda").

    Bom, sobre as dicas: Eu gostei! A parte mais difícil, creio eu que é na parte de conseguir o público. Porque às vezes acontece de visitarmos vários blogs, comentarmos muito e no fim não recebermos esse retorno, ou caso venha acontecer a pessoa entra e coloca um: "ei, amei a postagem, dá uma passadinha no meu blog", não tem coisa mais desanimadora! Como foi dita na sua própria postagem. Bom, não vou me prolongar mais... Se não vou falar sobre o barulho dos passarinhos pela manhã e isso não convém ao post. Abraços e até um próximo post.

    Excesso de Feelings

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem-vindo e sinta-se em casa. Ficarei imensamente feliz em ler sua opinião sobre essa postagem. Logo, logo, farei uma visitinha em seu blog para retribuir. ♥