Quero criar um blog #2: Personalizando seu blog

by - março 21, 2018

Resultado de imagem para blogging
Fonte: Link
Na postagem anterior, alguns leitores comentaram que "ter um blog é como ter um diário aberto". Nele, você pode publicar seus textos e divulgar seu trabalho entre diversas outras coisas, conforme foi citado na parte 1 dessa postagem. Nela, aprendemos um pouco sobre os motivos e as responsabilidades de se ter um blog e comentamos algumas das dúvidas mais frequentes que surgem quando se está iniciando. 

Outro comentário que também me chamou atenção foi o seguinte: lembre-se de não se moldar por causa de posts assim. Eles servem como uma base, e não como um manual onde você precisa seguir o passo a passo para obter sucesso. Isso varia muito! Ah, e hoje nós falaremos um pouco sobre como personalizar o blog para deixá-lo do jeitinho que você mais gosta e se identifica. Essa postagem é válida principalmente para quem usa a plataforma Blogger.

PERSONALIZANDO O BLOG:

❥ Usando tutoriais:

Resultado de imagem para once upon a time book gif
Era uma vez, há muito tempo atrás, numa blogosfera distante... Quer dizer, isso aconteceu mais ou menos em 2013. Essa foi a época que o mundo dos blogs mais estava ativo na minha vida. E uma das coisas que eu mais gostava de fazer era procurar tutorias para criar novos layouts para o meu blog.

Foi quando achei por aí - não me lembro exatamente onde - uma série de tutoriais ensinando a criar um template desde o início a partir do modelo Viaegm/Travel. Ao procurar hoje, achei esse tutorial aqui do blog Jingimon (que ficou ativo até março de 2017), e resolvi que seria muito legal deixar aqui para vocês. 

Particularmente, acho mais prático utilizar um layout pronto, mas se você quiser aprender um pouquinho mais sobre o blogger ou simplesmente se divertir, recomendo criar o seu próprio. Esse tutorial é simples, básico e pode te ajudar muito.

❥ Usando layouts prontos:



Agora, há não muito tempo atrás - digamos que uns dois meses, por aí - encontrei outra maravilha disponibilizada na interwebs: os layouts responsivos prontos para uso. Um layout responsivo é aquele que vai se adaptar a quase qualquer tamanho de tela. Eles dão sim um certo trabalho para instalar, a não ser que você queira pagar para que ele seja instalado para você, mas vale muito a pena e poupa bastante tempo se você tem medo de se arriscar ou simplesmente não quer. E também vai te ajudar a conhecer melhor a plataforma.


Resultado de imagem para i was born ready gifIndico para vocês o site Beauty Templates, que é onde eu peguei o meu (vocês podem ver os créditos no rodapé da página). O modelo que uso aqui é o modelo "Melissa", e pra instalar é só seguir as instruções oferecidas pelo site. Sei que vocês também podem encontrar alguns outros modelos por aí, fora desse site, e pra facilitar um pouco, eis o link do Yuuna Lua - um blog que certamente vai facilitar sua vida se você quer algo diferente desse estilo mais "revista".

Prometo que não é tão difícil quanto parece. Existem milhares de tutoriais por aí ensinando a personalizar parte por parte do seu cantinho, é só procurar no google.

Creio eu que, por hoje, seja isso que tenho para passar pra vocês. Até porque, depois de layout pronto, é só começar a blogar e dar uma trabalhada na divulgação. O que mais vocês gostariam de saber? Devo postar algum tutorial? Lembrem-se de que seus comentários são muito bem-vindos.

You May Also Like

43 Comentários

  1. Olá,
    Que bacana a ideia dessas série de postagens que você tá fazendo.
    E ter um blog é como ter um diário aberto mesmo. No meu caso, eu sempre acabo usando as resenhas pra desabafar umas coisa e acaba sendo tb hahaha

    Layouts são super divertidos de fazer, mas dura o dia inteiro se deixar. Melhor coisa é testar os templates mesmo e ver qual é sua cara. Esse site aí ainda não conhecia. Gostei.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, 100% verdade isso tudo que você falou. Eu demorava horas aprontando layouts!

      Excluir
  2. Adorei as dicas!!!
    E por falar em layout eu estou precisando urgente de um novo para o meu blog, preciso dar uma repaginada dele.
    Ah, e que bom que gosta de Fall Out Boy :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha da uma olhada nesse site ou nos tutoriais! Tem bastaaante coisa!
      Gosto sim! Saudades de ouvir, inclusive! Agora vou ficar com Centuries o dia todo na cabeça...

      Excluir
  3. Oi, Caroline. Puxa! Que legal compartilhar isso! Preciso tanto mexer no layout do meu blog mas não sei por onde começar rs na verdade, me sinto mais confortável em escrever no blog, mas pensar no layout, edição, essa parte mais visual, não sei muito bem rsrs obrigada, viu!!

    beijos!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que possa ter te ajudado de alguma forma, haha! Espero que consiga trabalhar melhor no seu layout agora!

      Excluir
  4. Olá Carol
    Eu me lembro direitinho o dia que criei meu blog, e decidi criá-lo pois eu estava uns 3 meses sem ler e eu precisava de algo que me fizesse ter disciplina com minhas leituras e confesso que o blog tem me feito impulsiona minhas leituras. Mas quando criei, eu meio que não sabia como começar e pesquisei muito até ficar do jeitinho que quero, ainda pretendo dar uma mudada mas ele está com minha cara. E acredita que nunca tinha pensado nisso de pegar layouts prontos? Amei sua dica, foi de grande ajuda para quem quer criar um blog, se eu tivesse visto esse post há um tempo atrás eu talvez tivesse começado meu blog antes, enfim, amei o post!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa ler relatos assim! O meu não me fez ficar mais disciplinada quanto às leituras, mas quanto aos prazos de postagem, fez sim! Hahaha como assim??? Você sempre fez os seus? Que demais! <3

      Excluir
  5. Hi, Im a new follower on your blog from gfc ...
    I hope you will be back ...
    www.dlkgzr.com

    ResponderExcluir
  6. Que dicas ótimas, Carol! Mudei meu layout esses dias, depois de anos com o mesmo. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu tenho blogs desde 2012 (estou no 3º agora rs) e até hoje eu nunca comprei um layout (não pode falta de vontade, mas de dinheiro mesmo!), e eu sempre consegui me virar bem com os layouts pronto, sempre podemos usar um que está disponível de graça na internet e personalizar do nosso jeitinho ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já perdi a conta de quantos tive e também nunca comprei layout. E exatamente pelo mesmo motivo, hahaha! <3

      Excluir
  8. bem bacanas suas dicas, com certeza a gente gosta de personalizar, ter o cantinho do blog bem com a nossa cara

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carol
    Eu adoro os posts que você está trazendo sobre isso, acho muito legal para quem quer começar. Quando criei meu blog, desde o início procurei layouts personalizáveis, até porque eu adoro mexer com o html e fazer essas transformações.
    Os tutoriais que uso são os mais recentes já que a plataforma foi otimizada há um tempo atrás, então tem mais recursos e muito mais ferramentas para usar. Espero que ajude mais as pessoas.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  10. Esse tutorial do Jingimon ainda está nos meus favoritos, kk. Ele era do blog Cherry Bomb lembra-se?! Lá tinha uma imensidão de tutoriais para blogger, ele era também da Adália, a mesma dona do Jingimon. Eu usei tanto esse tuto que chegou um momento em que eu já sabia ele de cor. Desde que comecei meu blog eu nunca consegui usar um layout free, por que nenhum era exatamente do jeito que eu queria. Antes de começar a blogar eu tinha flog/fotolog de famosos, então eu já mexia um pouco com html, eu só me adaptei ao blogger quando comecei a blogar, haha.
    Enfim, seu post ficou muito informativo, principalmente pra quem está começando.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMM, LEMBRO MUITOOO! Cherry Bomb era o maior reino dos tutoriais, HAHAHA! Até pedi pra Adália se poderia repostá-lo aqui e ela foi um amor comigo. <3 Saudades daquela época!

      Excluir
  11. Oi Carol, em 2013 estava começando o meu atual blog, mas já estava na blogoesfera desde 2018 e sempre, sempre até hoje tenho dificuldade com layouts rsrsrsrs é um carma na minha vida!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Nossa dicas bem validas, para criar blogs e sites eu amo a plataforma da wix. amei da dica!!!

    Com Carinho!!
    Mesmero H.L. Anjens
    Site : https://www.newsfallenbooks.com/

    ResponderExcluir
  13. A parte de personalizar o blog é a melhor parte! Porque é quando a gente tá arrumando tudo e já fica imaginando com os posts e etc, até dá aquela animada pra ir escrevendo já vários posts né? Hahaha! Adoro!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol!
    Eu também peguei um layout pronto e dei uma mexida, sou preguiçosa para criar do zero. Não conhecia o site que você indicou ainda, já vou salvar nos favoritos.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorava, mas hoje pegar um pronto é tão mais prático! Hahaha

      Excluir
  15. O layout do blog foi a parte mais difícil pra mim, apanhei muito no início até deixar o blog do jeito que eu realmente queria, mas quando fica tudo pronto é lindo demais!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não sabia que você estava fazendo essa série de post e fico muito feliz em ver isso.
    A gente que já começou há um tempo sabe o quão difícil e perdido pode ser o início e com certeza, ter outros blog's ajudando é maravilhoso.
    A questão do template no início, o meu, foi do BeautyTemplates também e depois peguei outro de outro site e assim foi indo. Mas demorei para encontrar meu primeiro tamplete, até porque estava um pouco perdida.
    Parabéns pela iniciativa de ajudar os iniciantes.
    Adorei o post.
    Beijos.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  17. O layout é tão importante por blog, pq as vezes ele e a usabilidade é totalmente determinando pra dizer se alguém vai voltar ou não
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Me identifiquei muito com seu blog, dicas e a forma que você escreve. Suas dicas irão ajudar muito quem quer trabalhar ou ter um blog por hobby! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  19. Oi
    boa dica, eu gosto de personalizar o meu, mas como não ando tendo tempo prefeito comprar um, quero fazer isso em breve, mas esse eu não conhecia só conhecia o http://www.soratemplates.com/

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. I'll visit your blog as soon as possible. ;)

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem-vindo e sinta-se em casa. Ficarei imensamente feliz em ler sua opinião sobre essa postagem. Logo, logo, farei uma visitinha em seu blog para retribuir. ♥