Resenha Literária #1: Christine - Stephen King

by - julho 12, 2017

Lá nos primeiros dias de vida do blog, hoje exatamente um mês atrás, eu disse que a primeira resenha literária do blog seria falando do livro que eu estava lendo no momento: Christine, do Stephen King. Não foi por não estar gostando do livro que eu demorei. Foi por pura enrolação minha, mesmo, mas agora consegui pegar meu velho ritmo de leitura mais uma vez e finalmente terminei. 


Resultado de imagem para christine ponto de leitura

Título: Christine
Autor: Stephen King
Páginas: 768 (edição de bolso)
Editora: Ponto de Leitura
Ano: 2011
Gênero: Literatura Estrangeira/Suspense



SINOPSE: Arnie Cunnigham era um perdedor. Rosto coberto de espinhas, desajeitado com as garotas, magro demais, passava os dias pelos corredores da escola, tentando fugir da gozação dos colegas. Isso até Christine entrar em sua vida. Amor à primeira vista. A partir desse dia, o mundo ganha novo sentido. Tudo o que Arnie quer é estar junto de Christine. Mas não se espere um novo Romeu e Julieta, tratando-se da mente assombrosa de Stephen King. Christine é um carro. Um Plymouth Fury 1958. Um feitiço sobre rodas que se apodera de Arnie e faz dele alguém diferente. Há algo poderosamente maligno solto pelas estradas de Libertyville. Uma força sobrenatural que vai deixando seu rastro de sangue por onde passa. Embarque nessa viagem assustadora e boa sorte.

Resultado de imagem para christine stephen king

RESENHA: Stephen King mais uma vez conseguiu deixar meu coração disparado durante a leitura. Vocês já sabem o quanto gosto desse gênero e do autor. Comprei Christine em 2014 sem muita pretensão. Estava andando em uma livraria de um shopping perto daqui e encontrei-o na promoção, por R$10,00 (descobri vendo informações para a resenha que essa mesma edição custa cerca de R$27,00). Desde então, ele esteve no meu quarto rolando de prateleira em prateleira na estante, até que, depois de ler Escuridão Total Sem Estrelas, decidi dar uma chance pra ele. Ah, e como foi inteligente da minha parte fazer isso!

Christine tem o primeiro e o terceiro capítulos narrados por Dennis Guilder, melhor e único amigo de Arnie Cunningham, um perdedor e saco-de-pancadas dos alunos do colégio. O segundo é narrado em terceira pessoa, contando um pouco sobre Christine e o que acontecia enquanto Dennis esteve "fora de cena", já que havia sofrido um acidente em um jogo de futebol.

Tudo começa quando Arnie encanta-se por um Plymouth Fury 1958 chamado Christine que encontra estacionado no quintal de Roland D. LeBay. Arnie faz de tudo para comprar o carro, e quando enfim consegue, seus problemas começam. Desde o princípio, quando entrou pela primeira vez em Christine, Dennis tem um péssimo pressentimento sobre o carro. Não somente um pressentimento ruim, na verdade: é como se Christine sussurrasse para ele. Como se ela tivesse vida. Resumidamente, ele nunca gostou do carro. Pouco depois de concluir a compra, seu antigo dono morre.

Já que os pais de Arnie o proibiram de manter o carro em casa, o garoto o leva para a garagem de Darnell para que possa enfim restaura-la. Mas o garoto fica completamente obcecado, e além de a tratar como uma mulher e como "quem" tivesse sentimentos, começa a ter lapsos de memória e não lembra de como algumas coisas foram consertadas em Christine. Subitamente, sua pele, antes cheia de acne, começa a melhorar e ele acaba chamando a atenção da novata Leigh Cabot. Deduz-se que, com isso, sua obsessão por Christine fosse diminuir, mas Leigh também não gosta nem um pouco do carro e após diversos acontecimentos estranhos, faz Arnie escolher entre as duas.

Arnie muda completamente em questão de meses. É como se ele tivesse envelhecido. Como se fosse outra pessoa. Ao mesmo tempo, diversas mortes inexplicáveis começam a acontecer na cidade de Libertyville, e embora Arnie tenha um álibi para todos os momentos em que elas aconteceram, ele também tem um motivo e uma ligação entre todas elas.

É aí que começamos a notar o triângulo amoroso se formando na história. Ele acontece não somente entre Arnie, Leigh e Christine, mas entre Dennis, Arnie e Leigh também. Por mais que eu não goste de triângulos, a narração de Dennis me fez perceber que isso acabaria acontecendo em algum momento. Quanto aos personagens, todos eles foram muito bem construídos. Gosto muito da forma como King consegue trazer profundidade de uma forma simples para cada um deles, até mesmo para os coadjuvantes da história, como os pais de Dennis e de Arnie. A linguagem do livro é simples, gostosa de ler, e encontrei poucos erros gramaticais nessa edição. É aquele tipo de livro que quando você termina um capítulo, acaba querendo ler o próximo, porque a escrita é ao mesmo tempo instigante e te faz ter vontade de devorar o livro inteiro de uma vez só. Como falei antes, acabei demorando por enrolar para arrumar tempo para ler. Demorei mais até chegar na página 400 e depois dela, nem percebi as centenas de páginas que vieram e concluí a leitura rapidamente. Para o tamanho do livro, o tamanho da fonte se adequou perfeitamente às páginas e a cor delas também fez com que a leitura ficasse mais agradável de ser feita.

Por mais que a história seja comprida, não senti como se 768 páginas fosse um exagero na hora de contá-la. King é muito detalhista e não deixa pontas soltas no enredo. O final do livro nos traz uma dúvida muito importante sobre a história que faz com que o leitor tenha exatamente a mesma dúvida do protagonista da história. Tenho certeza de que isso foi intencional. Como eu disse, King não deixa pontas soltas.

Essa, sem dúvida, foi uma das minhas leituras favoritas do ano até agora e me deixou morrendo de vontade de ler mais obras do autor. Em diversos momentos fiquei com o coração batendo acelerado no peito e acredito que é isso que um livro do gênero deve provocar. Para todos os amantes desse tipo de literatura, eu recomendo.

Resultado de imagem para christine stephen king elenco

QUOTES: Eu tenho manias de riscar o livro. Riscar com lápis ou marca texto, mas principalmente de grifar as frases que mais gostei para poder encontrá-las de novo depois. Também gosto muito da ideia de passar o livro para outra pessoa de forma que ela encontre minhas passagens favoritas e reflita sobre elas. Amo pegar um livro grifado por outra pessoa e poder fazer isso. Enfim, espero que gostem dos que selecionei para postar aqui.

"Eu acho que entendi então que o que realmente assusta as pessoas sobre o processo de crescimento é que paramos de experimentar a máscara da vida e começamos a experimentar outra. Se a infância quer dizer aprender a viver, então ser adulto significa aprender a morrer." - PÁG. 75

"O homem é como a relva, que cresce e depois é aparada; o homem é como a flor, que desabrocha na primavera e esmaece no verão; o homem é amor e ama o que desaparece." - PÁG. 138

"Os poetas se enganam com o amor, de maneira contínua e às vezes deliberadamente. O amor é o velho carniceiro. O amor não é cego. O amor é um canibal com visão extremamente apurada. O amor é como os insetos: sempre faminto." - PÁG. 146

"A sociedade dos colégios é muito conservadora, sabe. Nada de sermões, mas é conservadora sim. As garotas sempre usam as modas mais loucas, os rapazes às vezes deixam o cabelo chegar até o traseiro, todos fumam uma maconhazinha ou cheiram um pouco de coca, mas tudo não passa de um verniz exterior, um muro que você levanta enquanto tenta descobrir o que está realmente acontecendo na sua vida. É como um espelho, usado para refletir a luz do sol de volta nos olhos de pais e professores, para confundi-los antes que eles nos deixem ainda mais confusos do que já estamos." - PÁG. 219

"Os amantes nem sempre vivem felizes para sempre, mesmo quando fizeram o que parecia ser certo, da melhora maneira possível." - PÁG. 750

NOTA: ★★★★★


E aí, alguém já leu esse livro ou assistiu ao filme? Eu estou doida pra ver! Bem, quer dizer, acho que quando essa postagem for ao ar eu já terei assistido. Mas de qualquer maneira... o que vocês acham de Christine?

P.S.: Pretendo fazer minhas postagens a partir de agora toda segunda, quarta e sexta. Talvez poste alguns dias em final de semana, mas não garanto nada. Prefiro deixar esses dias livres. O que vocês acham dessa frequência de post? Ah, e outra coisa: gostaram do layout novo?

P.S.2: Eu comecei a assistir ao filme. Não consegui, é horrível!

You May Also Like

71 Comentários

  1. não li e nem vi o filme (ainda) mas sendo do titio king, não tem como ser ruim, né?

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!!
    Nossa quanto tempo que não passava por aqui, mas agora eu voltei!!! E estou mais do que feliz com isso!
    Hum... me interessei bastante hein!
    Já deixei anotadinho aqui para ler!

    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro/filme, achei bem interessante a história, também não sou fã de triângulo amoroso mas fiquei com vontade de ler. Que sorte você teve de comprar ele tão barato!
    http://www.corujasemasas.com.br
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi falar do filme,mais não sabia do livro.
    Parece ser uma história bastante interessante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. As vezes eu também enrolo pra ler rs, e acaba que a gente se surpreende no fim e pensa: pq eu demorei tanto pra ler?rs
    Que bom que foi o livro que você mais gostou no ano.
    kisses

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que não leio nenhum livro :(
    Gostei da resenha, parece ser um bom livro.
    bj http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, ainda não conhecia esse livro mas bateu a curiosidade de ler.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  8. Morro de vontade de ler esse livro. Achou num mega preço, hein?
    Adorei as frases que selecionou!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Sou dessas que enrola para ler também, mas quando começo quero acabar logo rsrs!
    www.achatadebatom.blogspot.com
    Instagram.com/cristiana_nobrega
    Facebook.com/achatadebatom

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia, mas amei
    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  11. Não li nem vi o filme, mas sendo algo do Stephen King só pode ser bom! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  12. Olá, Caroline.
    Eu não li o livro nem assisti o filme. Eu tenho uma relação de amor e ódio com o autor. Já li uns vinte livros dele e até agora só gostei de 3. Acho que ele enrola muito para a coisa começar a pegar de jeito e quando começa ficar boa já foi pelo menos umas 150 páginas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Com tanta pendencias literárias ... essa é uma delas, até hoje não vi nem o filme, preciso reparar isso o quanto antes!

    https://clebereldridge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nunca li e nunca assisti
    mas sei que ele é o rei dos reis em se tratando de terror
    adoroo
    bju

    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  15. Nuuuunca li a respeito! Mas eu confio em você que o filme seja horrível, livro sempre mil vezes melhor <3

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  16. Oii Carol, tudo bem??
    Sempre vejo resenhas sobre o livros desse escritor, mas nunca parei para ler nenhum escrito dele. Mas, tudo pode mudar,porque Christine me deixou curiosa para saber o desfecho de toda essa história!
    Aliás, vim te agradecer pelo imenso carinho que teve comigo, ao me indicar para o prêmio! Obrigada, obrigada, obrigada! É muito bom quando somos reconhecidos pelo nosso trabalho! E você também menina, faz um trabalho maravilhoso aqui no seu cantinho!
    Beijos, Tau
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia ainda, mas ótimas resenha. Sempre prefiro os livros rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  18. Não costumo ler os livros do Stephen King porque me dão medo.
    big beijos

    ResponderExcluir
  19. Sou uma grande fã de Stephen King, mas por acaso não conhecia este! Fiquei curiosa!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  20. Amo o trabalho de Stephen King, fico apaixonada pelas produções. Ainda não conhecia esse livro! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  21. Como eu já tinha tido no post onde você tinha comentado desse livro/filme eu cresci assistindo esse filme e adoro muito, lembra minha infância assistindo á filmes durante a tarde haha!
    Como assim achou o filme horrível?? É super dahora :D

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Preciso admitir que tenho um pouco de medo desse autor KKKKK Mas ele é um puta autor pelo que posso perceber nesse resenha e pelo que todo mundo fala.
    Gostei dos quotes.
    http://vaiumspoilerai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. A primeira vez que ouvi falar dessa história foi no seu post, e desde então me interessei muito por ela e essa resenha só fez atiçar a minha vontade de ler! Não imaginei que tivesse tantas páginas, mas se elas são necessárias mesmo então tá ok haha. Vou tentar ler esse livro quando puder, e obrigada por avisar que o filme é ruim, viu?
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz! Hahaha são necessárias sim! Nem da pra ver elas passarem!

      Excluir
  24. Oi, eu respondi a indicação, muito obrigada ♥
    Acredito que a frequência está boa sim, tem que ser em dias que não te sobrecarregam. Seu layout está lindinho.
    Gostei muito da resenha, mas infelizmente não li o livro e apenas vi o filme e compreendo seu descontentamento hahaha. Com certeza o livro é 1000 vezes melhor. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  25. os livros dele são ótimos!
    você começa a ler e não para mais!
    beijos

    http://www.julialisblog.com/

    ResponderExcluir
  26. Oie Carol =)

    Por mais que querido que o King seja como autor, eu infelizmente não consigo gostar dos livros dele. Já tentei, mas como sou medrosa não rola rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  27. Não vi o filme e nem li o livro, mas agora com sua resenha fiquei com vontade de ler. Li apenas um livro do autor e adorei, então quero ler outros.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  28. Ah! Queria aproveitar e te dar um toque. A letra que você usa está muito clara, então no meu caso acabo tendo um pouco de dificuldade pra ler.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ane! Vou tentar mudar assim que aprender a mexer melhor no html, kkkk!

      Excluir
  29. só a capa do livro já me cativou imenso mas gostei muito da história e quando for a uma livraria vou sem duvida procura lo
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  30. Eu vivo enrolando pra começar/terminar de ler um livro.
    Esse não é o tipo de livro que me agrada. Acho que iria ficar com medo. kkkkk
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  31. Uauuu tantas páginas! Eu estou lendo o bazar de sonhos ruins do King e gostando muito e agora conhecendo um pouco da escrita dele imagino o quanto esse deve ser bom!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  32. Ahhhh eu vi esse filme é várias vezes , meu marido ama!
    Eu adoraria ler o livro ,King é demais!
    Beijos
    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. apa do livro já me cativou imenso mas gostei muito da história

    ResponderExcluir
  34. Ainda não vi o filme nem li o livro, só que parece ser muito interessante e viciante. Quando li o nome do livro, achei que se tratava de uma mulher haha
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi Carol!
    Eu sou fã do SK também e pretendo ler toda a obra dele um dia (que, para a nossa sorte, é super extensa hehe), mas sabe que esse livro em questão nunca me despertou muito interesse? Ainda assim pretendo ler.
    Adorei o segundo quote ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem-vindo e sinta-se em casa. Ficarei imensamente feliz em ler sua opinião sobre essa postagem. Logo, logo, farei uma visitinha em seu blog para retribuir. ♥