Sobre desfazer nós e criar novos laços

by - dezembro 30, 2017

Refletir sobre as coisas nunca foi uma tarefa difícil pra mim. Mas escrever sobre o que eu penso e sinto já foi mais fácil, um tempo atrás. Percebo isso pela quantidade de vezes que tentei escrever algo nos últimos meses e essa tarefa parece cada vez mais complicada quando precisa vir acompanhada de ideias novas e propostas que deixarão as pessoas curiosas e com vontade de ler meus rascunhos. Dizem que faz parte e que todos nós temos momentos assim, e eu concluo com certeza através disso que preciso exercitar mais minha imaginação sedentária. Então, vamos lá.

Os últimos dias de todos os anos sempre me deixam empolgada. Empolgada com a perspectiva de que as coisas podem ser diferente. Acho que o ano novo sempre traz junto com um novo calendário uma ilusão de que as pessoas podem se reinventar, e eu acredito nisso fortemente. Por mais que todos os anos eu falhe em alguns quesitos e deixe metas sem cumprir, com a desculpa de que irei mantê-las para o próximo ano. 

A verdade é que não tem problema não cumprir alguma meta, porque estamos em constante metamorfose e é muito complicado terminar um ano com a mesma perspectiva que começamos. É muito mais provável que deixemos a nossa lista sem nenhum ou com pouquíssimos “check” e façamos coisas que nem imaginávamos no dia 31 de dezembro. 

Meu último ano foi uma completa “doideira” em termos de amadurecimento. 2016 terminou turbulento, 2017 começou estranho demais e eu estou terminando o ano de uma maneira que jamais imaginaria.

E o que aconteceu? Cresci!

Considero que meus pensamentos deram um salto de março, por exemplo, até hoje. No início, me recuperei das turbulências de ano de vestibular e precisei encarar várias coisas que não têm data certa pra acontecer de verdade. Conheci, nesse meio tempo, vários autores que estiveram comigo o tempo todo durante o ano através de citações que me inspiraram muito (alô, Pinterest!). Conheci muitas músicas, muitos livros, muitas séries e muitos filmes. E passei a me conhecer melhor. 

De um modo geral, acho que eu comecei a me entender um pouco mais. Depois de um ano cheio de crises de ansiedade, veio por fim a calmaria quando eu percebi que o tempo é uma constante. Ele não para e não muda só porque a gente quer. A gente se decepciona, se recupera, fica triste, feliz, se apaixonada, deixa ir… Tudo no tempo certo. E no fim todo aquele clichê de que as coisas passam e que o tempo cura tudo é a maior verdade de todas. 

Sempre senti as coisas muito intensamente. O que muda do início ao fim deste ano é que eu descobri que consigo levantar de novo, depois de tropeçar. Acredito que todas as pessoas que entraram ou saíram da minha vida esse ano tiveram um papel importantíssimo em algum momento, e desejo que elas saibam disso. Ninguém entra na vida de ninguém por acaso. Algumas dessas pessoas deram um nó gigantesco no meu cérebro. E outras estiveram ali para dizer simplesmente “é só puxar essa cordinha que o nó se desfaz”. À todas essas pessoas, muito obrigada por me ajudarem a amadurecer, crescer e entender melhor ao mundo. Se bem que dizer que entendemos alguma coisa é muita pretensão. 

Para o próximo ano, tudo o que desejo é que todos nós sigamos sempre amadurecendo. Que entendamos que nunca seremos capazes de entender completamente o que outra pessoa está sentido, mas que podemos ajudar com um abraço ou dando o espaço necessário para que uma outra alma se cure sozinha. Desejo menos hipocrisia e mais leitura, mais interpretação, mais pesquisa e mais descobertas, para que todos vejamos que não existe uma verdade absoluta. Muita maturidade para aceitar as outras pessoas assim como gostaríamos de ser aceitos. Muita paz. Muita luz. Muito conhecimento. E que todas as coisas boas prevaleçam, mesmo quando as coisas ruins baterem à porta. 

Com amor, Carol.

You May Also Like

30 Comentários

  1. Oi Carol,
    Que belo texto! Imagino que a inspiração tenha vindo na hora certa, nesse fim de ano para que você pudesse enxergar melhor tudo que estava acontecendo, sem os sentimentos agitados por perto. Esse ano de 2016 eu gostaria de esquecer e alguns anteriores tb e 2017, só tenho que agradecer também por toda calmaria e tb amadurecimento.
    Me identifiquei bastante com seu texto e amei as ressalvas no último parágrafo!
    Que seja!!!

    Tenha um próspero 2018!
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    2017 foi um ano marcante na minha vida por vários motivos e no fim das contas até que gostei do ano hahahahhahaha Espero que 2018 seja melhor para nós duas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Que linda sua reflexão Carol, o mais importante é buscar sempre evoluir ao longo do anos e fazer o bem! Que 2018 seja um ano maravilhoso para você!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo texto! Tenha um abençoado ano :)

    Feliz 2018!

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  5. Adorei a reflexão, ano novo requerer uma visão nova e melhorada do mundo. Se desfazer do que não nós faz bem e descobrir coisas novas boas para o coração
    feliz ano novo
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse ano que passou tb amadureci apesar das dificuldades.
    Feliz 2018!
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  7. Happy new year! I'm a new follower of your wonderful blog, can you follow mine on my blog? https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  8. Que linda essa reflexão! Vou começar a ter outros pontos de vista a partir dela, mudou muito meu pensar sobre esse ano de 2018...

    Beijão,
    Vinicius
    refugiolitxrario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, tudo bem??

    Menina do céu, que texto lindo e reflexivo. Assim como você sempre fui uma pessoa que sente tudo em grandes proporções de intensidade e confesso a ti que isso não mudou... acho que isso faz parte da minha essência. Este ano aprendi que as pessoas vem e vão. Umas ficam em nossas vidas e outras se vão e deixam o ensinamento para o nosso dia a dia. Que seu 2018 seja cheio de possibilidades e transformações... um xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Di! As coisas acontecem e não tem muito o que a gente possa fazer sobre isso. Só aceitar e tentar fazer das situações o melhor possível!

      Excluir
  10. Oi Carol!
    Adorei o texto. Quanto mais a gente se conhece, menos a gente se submete a algumas coisas e procura mais ficar perto do que faz bem pra gente.

    Feliz 2018!
    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol.
    Ótima reflexão, amo essa época do ano, amo fazer metas, mesmo não conseguindo cumprir boa parte delas, acredito que quando faço metas tenho um direcionamento, tenho objetivos, corro atrás dos meus sonhos, mesmo que durante o ano vejo que aquela tal meta já não faz tanto sentido assim, e não acredito que isso seja problema afinal como vc disse estamos em constante metamorfose.
    Feliz 2018.

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  12. Escrever é uma arte que depende da inspiração do momento. Umas vezes vai embora, outras regressa...há que ter paciência e saber esperar :)

    Beijinhos,
    Daniela

    Girls Just Wanna Have... 

    ResponderExcluir
  13. Quando li essa frase: "Percebo isso pela quantidade de vezes que tentei escrever algo nos últimos meses e essa tarefa parece cada vez mais complicada quando precisa vir acompanhada de ideias novas e propostas que deixarão as pessoas curiosas e com vontade de ler meus rascunhos" pensei que eu poderia ter escrito ela de tanto que te entendo! Passei até por um bloqueio criativo muito doido nos últimos meses por conta disso, a gente acaba colocando pressão demais na "arte de escrever" as vezes, né?

    Fim de ano dá um gás de mudança, a gente faz mil planos, confesso que amo essa coisa toda. Eu fui ver minha humilde listinha do ano passado, com uns 10 itens, e só consegui cumprir dois... mas já fiz uma nova para esse ano também hehehehe.

    Adorei seus desejos pra esse ano, principalmente a parte da leitura ♥
    Feliz 2018 pra você, Carol! Beijos!

    https://eueminhaestupidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Hahaha, entendo, viu? E também adoro. Feliz ano novo!

      Excluir
  14. Great post!
    If you want that we follow each other let me know by leaving a comment here --> http://beautyshapes3.blogspot.hr/2017/12/new-years-eve-outfit-idea.html#comment-form

    ResponderExcluir
  15. Eu também senti que amadureci em 2017 e que conheci muitas coisas que abriram minha mente <3 essa sensação de que saberá que qualquer dor a gente vai conseguir suportar, é incrível <3

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem-vindo e sinta-se em casa. Ficarei imensamente feliz em ler sua opinião sobre essa postagem. Logo, logo, farei uma visitinha em seu blog para retribuir. ♥